• Verônica Laino

Como montar uma Lancheira Saudável


Com a volta as aulas a dúvida sempre é a mesma, como montar o lanche das crianças de forma saudável e saborosa?


A seguir você encontra 10 dicas para montar um lanche saudável.


1 – Frutas picadas: crianças geralmente tem preguiça de comer frutas por ter que descascá-las então dê ao seu filho a fruta já picada, pronta para comer. Se for na lancheira, coloque também alguns palitos de dente dentro do pote para ela conseguir comê-las.



2 – Suco de frutas: evite os sucos industrializados pois contém uma quantidade excessiva de açúcar. Faça o suco com um mix de frutas natural e acrescente uma laranja lima ou uma maçã para adoçar no lugar do açúcar. Se for enviar na lancheira o suco deve ir dentro de uma garrafa térmica.



3 – Evite os embutidos como peito de peru, presunto, blanquete e mortadela. Eles contém glutamato monossódico, que é uma substância excessivamente rica em sódio e além disso contém corantes e flavorizantes que intoxicam o corpo da criança. Prefira adicionar frango/lombo desfiado.


4 – Para rechear os pães prefira um patê caseiro. Patês são ótimas opções pois a aceitação das crianças é grande. Faça patês com a ricota ou com tofu. Para dar sabor ao patê utilize as seguintes combinações: cenoura com tomate seco, couve-flor com orégano e azeite ou brócolis com azeitona ou alcaparra. As crianças geralmente não percebem a presença dos legumes, já que ficam com a cor da conserva utilizada.


5 – Bolo, porque não? O grande vilão do bolo são os adicionais como a cobertura e o recheio. O bolo simples é bem vindo pois pode ser feito com farinha integral e ovos, ricos em proteína. Faça o bolo em forminhas de muffin, embale no guardanapo e prenda o guardanapo com um adesivo do personagem que a criança mais gostar. Aqui no blog tem várias receitas de bolo saudável.


6 – Evite bolachas recheadas. Você sabia que dois pacotes de bolacha recheada contem a mesma quantidade de caloria que a criança deveria consumir ao longo do dia inteiro? O recheio é rico em gordura saturada, açúcar e corante! Faça o biscoito em casa, chame as crianças para a cozinha e faça com eles! Aqui no blog já ensinei várias receitas de biscoitinhos.


7 – Salgadinhos de pacote, só os naturais. Hoje no mercado há marcas que oferecem salgadinhos feitos com farinha integral, sem glutamato monossódico, sem corante, sem conservante artificial e assados. Mesmo assim, tome cuidado com a porção! Uma xícara é o suficiente. Envie a quantidade certa do salgadinho em um pote de plástico, assim não há exageros.


8 – Evite as bebidas lácteas prontas com sabor de chocolate, por exemplo. Nas bebidas lácteas prontas, além do leite e do achocolatado, são adicionados também açúcar, água, espessantes, sal, estabilizantes, conservantes e aromatizantes. Faça em casa o leite com pouco achocolatado, coloque um pouco de cacau em pó para dar a cor e envie em uma garrafa térmica.


9 – Ao invés de oferecer barrinhas de cereal, prefira a granola caseira ou a barrinha caseira. Separe uma porção em um pote de plástico e envie no lugar do biscoito. A receita da granola é súper fácil de fazer! Já ensinei aqui como faz, também é uma ótima opção para fazer com as crianças no final de semana.


10 – Torne o momento do lanche lúdico. As crianças preferem sempre os industrializados por conta das embalagens e dos brindes que vem dentro dos biscoitos, chocolate e salgadinhos. Então para competir, temos que recriar isso. A dica é ir em lojas que vendem lembrancinhas de aniversário e colocar uma lembrancinha diferente por dia dentro da lancheira. Pode ser um adesivo, um anel, um dente de vampiro, um apito ou qualquer outra coisa que garanta a brincadeira na hora do lanche.


Confira uma entrevista que dei para a TV Aparecida com o tema: Como Montar uma Lancheira Saudável:



Posts recentes

Ver tudo