O shimeji é da família do cogumelo e você encontra ele na coloração cinza escura ou branca, eu particularmente prefiro a branca por ter um sabor mais suave. Você pode consumir o shimeji no lugar da proteína animal e fazer uma refeição para a #segundasemcarne ou servir como acompanhamento. A receita original que comemos nos restaurantes japoneses vai uma quantidade absurda de manteiga, shoyu e açúcar! Aqui eu utilizei o alho poró para dar sabor e não precisar utilizar o shoyu em excesso!
Shimeji com Alho Poró
Tempo de preparo: 15 minutos | Rendimento: 1 porção (se servir como a proteína) ou 2 porções (se servir como acompanhamento)
Medida Caseira Utilizada: 1 colher de sopa = 15ml
Ingredientes:
200g shimeji (ou o cogumelo da sua preferência)
1/2 alho poró
1 colher de sopa de manteiga (eu utilizei a manteiga de búfala)
1 colher de sopa de shoyu - sem glutamato monossódico e sem corante (procure pelo shoyu de fermentação natural, também conhecido como shoyu macro)
1 colher de sopa de água
Modo de Preparo:
1 - Pegue o shimeji, separe com as mãos em ramos menores e lave em água corrente até sair toda a terra (eu coloco em uma peneira para lavar todos de uma só vez)
2 - Lave folha por folha do alho poró e então fatie bem fininho.
3 - Na frigideira coloque a manteiga e o alho poró e deixe refogar por 1 minuto. Acrescente o shimeji, o shoyu e a água. Deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo ocasionalmente, para que o shimeji não grude no fundo da frigideira.
4 - Sirva ainda quente! Bom apetite!
VALIDADE : 3 dias na geladeira, ele não congela muito bem, ficando com uma consistência bem esponjosa ao descongelar.
Gostou da receita? Fez e aprovou? Curte o post e deixe seu comentário! Se fizer a receita, tire uma foto e marque com a hashtag #veronicalaino e @veronicalaino
コメント