top of page
  • Foto do escritorVerônica Laino

Biomassa de Banana Verde


A biomassa de banana verde é rica em fibras e por não ter sabor pode ser utilizada em receitas sem glúten para dar elasticidade a massa ou no lugar do creme de leite para dar cremosidade a pratos como estrogonofe, sopas e até para fazer ganache de chocolate como ensinei vocês! Se você não viu a receita clique AQUI e confira.


Biomassa de Banana Verde


Tempo de preparo: 40 min | Rendimento: 3 1/2 xícaras


Ingredientes:

  • 9 bananas verdes pequenas

  • Panela de pressão

  • Liquidificador ou mixer

  • Água morna o quanto baste (eu utilizei 3 xícaras)


Modo de Preparo: para um passo a passo detalhado, aperte o play 😉


1 – Adicione água na panela de pressão até encher 1/2 da panela. Leve ao fogo alto e espere ferver.


2 – Enquanto isso, pegue as bananas e com ajuda de uma faca corte-as bem perto da base do cacho, de forma que a banana fique com uma ponta, evitando abrir durante o cozimento. Lave uma a uma com uma escova de cerda macia e sabão neutro.


3 – Assim que água ferver coloque as bananas. Feche a panela e deixe no fogo alto até pegar pressão, após pegar pressão, reduza o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos.


4 – Desligue o fogo e aguarde 20 minutos para que a banana termine de cozinhar e a pressão saia naturalmente (não force a saída da pressão colocando a panela embaixo da água fria, por exemplo).


5 – Retire metade das bananas da panela ainda com água e com a ajuda de uma faca corte as pontinhas das bananas e descasque.


6 - Adicione 1/3 de xícara de água morna, as bananas descascadas, mais 1/3 de xícara de água morna e vá apertando o pulsar até conseguir liquidificar as bananas e gerar um creme bem homogêneo (se a biomassa estiver muito grossa é só adicionar mais água morna até que o liquidificador consiga bater a mistura - eu adicionei mais 2/3 xícara)


7 - Retire este creme do liquidificador e repita o processo até acabar com todas as bananas. Se o seu liquidificador for grande e potente você pode processar todas as bananas de uma só vez.


8 – É importante que as bananas estejam bem quentes, pois ao bate-las frias elas viram uma farinha e não um creme. A água utilizada para bater a biomassa não pode ser a água de cozimento  da banana, pois a água de cozimento tem um gosto amargo por causa dos taninos.


VALIDADE: 5 dias na geladeira ou no freezer por até 4 meses. Para descongelar a biomassa basta levar ela ao fogo com um pouco de água até que ela descongele e volte a ficar cremosa. OBS: Quando gelada a biomassa fica mais firme.


Dica: a água de cozimento da banana é rica em tanino e escurece utensílios de ferro ou alumínio, ao despejar a água do cozimento certifique-se de que não tem nada dentro da pia. Se por um acaso a sua panela ou os utensílios que você utilizou ficar escuro ou com uma gosma, passe um pouco de óleo de cozinha antes de lavar com água e sabão, assim sai be fácil. 


Medida Caseira Utilizada: 1 xícara = 240ml | 1/2 xícara = 120ml | 1/3 xícara = 80ml | 1/4 xícara = 60ml | 1 colher de sopa = 15ml | 1 colher de sobremesa = 5ml | 1 colher de chá = 2,5ml | 1 colher de café = 1,25ml


Gostou da receita? Fez e aprovou? Curte o post e deixe seu comentário!

Se fizer a receita, tire uma foto e marque com a hashtag #veronicalaino e @veronicalaino

0 comentário

Comments


bottom of page